O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, comemora seus 66 anos convidando a sociedade a contar sua história. A campanha “Serra dos Órgãos – Conte sua história” pretende recuperar a memória do Parque Nacional a partir de objetos, fotos e relatos de momentos históricos e experiências pessoais. O material selecionado fará parte da exposição comemorativa inaugurada no aniversário do parque.
Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi o terceiro Parque Nacional criado no país, protegendo parte dos municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis. O decreto de criação foi assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, que freqüentava bastante a área do parque em Petrópolis e Teresópolis.
Quando o Rio de Janeiro ainda era capital da república, o parque recebia com freqüência embaixadores e autoridades estrangeiras, que vinham conhecer a região e se deslumbrar com a paisagem do alto da Pedra do Sino, cuja trilha de 12 Km era percorrida em lombo de mula.
A história do montanhismo brasileiro também está intimamente ligada ao parque. A conquista do Dedo de Deus, em 1912, é o marco inicial do montanhismo brasileiro e a Travessia Petrópolis-Teresópolis é considerada a mais bonita do país. Os montanhistas, tão importantes para a própria criação do parque, têm vários motivos para celebrar sua história no PARNASO. Em 2005 completam-se 40 anos da abertura do Caminho das Orquídeas, uma das mais belas trilhas do parque, que dá acesso à Agulha do Diabo, Morro São João e Chaminé do Cassin; 30 anos da conquista da face leste do Garrafão, primeiro bigwall brasileiro; e 20 anos da conquista das vias Terra de Gigantes e Franco-brasileira no bigwall da Pedra do Sino, o maior do país.
O nome Serra dos Órgãos, acreditam os historiadores, tem origem na imaginação de católicos portugueses, que enxergaram na seqüência singular de picos ao fundo das águas da Baía de Guanabara, algo semelhante aos tubos de um órgão – instrumento musical muito comum nas igrejas da época. Outra versão relaciona o nome da serra a algumas de suas formações rochosas: Dedo de Deus, Nariz do Frade, Dedo de Nossa Senhora e outros, entendidos erroneamente como órgãos humanos.
A campanha “Serra dos Órgãos – Conte sua história” pretende contar a história do parque a partir das experiências dos seus visitantes. Relatos, fotos e objetos ligados à história do Parque Nacional e da Serra dos Órgãos podem ser enviados por e-mail, correio ou entregues pessoalmente. Os mais interessantes relatos de experiências pessoais no parque; histórias e fotos da estrada de ferro, que subia a serra até os anos 1950; fotos e objetos históricos do montanhismo brasileiro, entre outras coisas, farão parte da exposição comemorativa dos 66 anos do PARNASO, a ser montada no Centro de Visitantes e inaugurada na semana de aniversário do parque.
O material da campanha pode ser doado ou cedido temporariamente para exposição. Maiores esclarecimentos e envio de material podem ser feitos até 15 de novembro através do e-mail parnaso.rj@ibama.gov.br, pelo telefone (21) 2644-4517, pessoalmente ou pelo correio para: Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Av. Rotariana, s/n, Alto, Teresópolis, RJ – CEP 25960-602. (Cláudia Sarres/ Ibama)