O zoológico de Washington (EUA) batizou nesta segunda-feira (18) o bebê de panda gigante nascido em suas instalações há cem dias. Ele se chamará “Tai Shan”, que em chinês significa “montanha em paz”.
Tai Shan foi escolhido entre cinco nomes propostos pelas autoridades chinesas através de uma consulta on-line que teve mais de 200.000 votos. A escolha foi anunciada pelo diretor do zoológico, John Berry, em uma cerimônia na qual estiveram presentes diplomatas da embaixada chinesa.
Os outros quatro nomes propostos foram Long Shan (“montanha dragão”), Qiang Qiang (“forte”, “poderoso”), e Hua Sheng e Sheng Hua, que respectivamente significam “China Washington” e “Washington China” e também “magnífico”.
Os pais deste bebê panda macho, nascido em 9 de julho, estão em Washington emprestados pela China. A tradição deste país é que os filhotes recebam o nome aos 100 dias de seu nascimento, quando se considera certa a sua sobrevivência.
Tai Shan não esteve presente na festa: estava em um curral com sua mãe, Mei Xiang (“Bela Fragrância”) e os funcionários do zôo dizem que provavelmente ele não será exibido até dezembro.
Com sete anos de idade, Mei Xiang foi inseminada artificialmente em março com o esperma de Tian Tian, seu companheiro no zoológico, também de sete anos. O casal de pandas está em Washington desde o ano 2000.
O panda gigante (Ailuropoda melanoleuca) é um dos mamíferos em maior risco de extinção no mundo. Cerca de 1.600 exemplares vivem atualmente nas regiões montanhosas da China central. Outros 120 estão em zoológicos da China e cerca de 20 em outros zoológicos espalhados pelo mundo.
Os pandas, tímidos em seu hábitat natural, mas simpáticos em cativeiro, são a principal atração do florescente zoológico da capital americana. (Folha Online)