Gasoduto terá R$ 800 mi do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 800 milhões à Transportadora Urucu Manaus para construção do gasoduto Coari Manaus, e também do duto que levará gás liquefeito de Petróleo (gás de cozinha) da província de Urucu ao terminal do rio Solimões, no município de Coari. O prazo da operação é de até 12 meses.

A Transportadora Urucu Manaus é uma sociedade de propósito específico (SPE) criada pela Petrobras para gerenciar os recursos e instalar os gasodutos. A estimativa do BNDES, baseada no projeto apresentado pelo Petrobras, é que o empreendimento gere ocupação para mais de 36 mil trabalhadores em toda a cadeia econômica envolvida no projeto.

Licitação

No último domingo, o governador Eduardo Braga disse que a abertura dos envelopes contendo as propostas das empresas participantes da licitação para escolha das construtoras que devem executar a obra será feita amanhã. A Petrobras, no entanto, por meio de sua assessoria de comunicação não confirmou a informação, limitando-se a reiterar que o processo licitatório continua em andamento.

A Crítica / Amazônia.org