RIO – A primeira rede coletora de chorume (líquido resultante da decomposição da matéria orgânica presente no lixo) do Brasil foi inaugurada na manhã de hoje, em Niterói. A nova estrutura ligará o aterro sanitário do Morro do Céu, no Complexo do Caramujo, à Estação de Tratamento de Esgoto de Icaraí.
A iniciativa faz parte do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado pela concessionária Águas de Niterói, Ministério Público, Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) e Prefeitura. Antes da construção da tubulação, o transporte do chorume era feito por meio de caminhões-pipa e tratado na ETE Icaraí (procedimento inédito no Estado do Rio de Janeiro).
De acordo com o diretor-executivo da Águas de Niterói, Cláudio Abduche, a rede terá seis quilômetros de extensão. “Essa é uma obra fundamental, pois o chorume, que será produzido neste local por pelo menos mais 15 anos, é muito poluente e tem carga orgânica dez vezes maior que o esgoto doméstico”, explica, acrescentando que a obra, que contará com três elevatórias, recebeu investimento de R$ 1,5 milhão.
Fonte: JB On Line