A Petrobras pretende estender, a partir de março, a todas as regiões metropolitanas do país, a comercialização do Diesel 500, um combustível menos poluente que o consumido atualmente. A informação foi dada nesta terça-feira (31) pelo gerente executivo de Refino e Abastecimento da empresa, Alan Kardec.
O Diesel 500 foi lançado pela estatal brasileira em maio de 2005 em algumas das principais regiões metropolitanas dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, onde a concentração de gases poluentes é alta. Com a expansão da oferta do produto para todas as regiões metropolitanas do país, o produto responderá por 25% de todo o consumo nacional de óleo diesel.
Kardec informou que o Diesel 500 exigiu investimentos de cerca de US$ 750 milhões e possui um teor de enxofre 75% menor que o consumido atualmente nessas regiões, ou seja, 500 partículas de enxofre por cada um milhão de litros (ppm) de diesel. Assim, ele é 75% menos poluente que o óleo diesel comercializado até então, que contêm 2.000 ppm. A intenção da Petrobrás, acrescentou o executivo, é reduzir ainda mais esse percentual e chegar a 2009 com um produto contendo apenas 50 ppm. “Para isso, vamos investir US$ 1,77 bilhão nesse período”, afirmou.
Segundo ele, a melhoraria na qualidade do produto foi um consenso decidido em reunião com técnicos da ANP – Agência Nacional do Petróleo. “Não somos apenas nós que estamos trabalhando na melhoria da qualidade do diesel: as empresas também estão desenvolvendo motores que necessitarão de combustíveis com índices menores de partículas de enxofre”, informou Kardec, acrescentando que o Diesel 500 está alinhado com a política da Petrobras de priorizar a responsabilidade social, a excelência ambiental e o compromisso do país com o Protocolo de Kyoto. (Nielmar Oliveira/ Agência Brasil)