A OMS – Organização Mundial de Saúde enviará uma equipe a várias ilhas do Oceano Índico para monitorar focos de uma doença viral que é transmitida aos humanos por mosquitos infectados, disse uma porta-voz nesta terça-feira (21). Neste ano, quatro pessoas morreram em decorrência do vírus Chikungunya, e outras 48 morreram de causa ligadas ao vírus na ilha francesa de Réunion, de acordo com o Ministério de Saúde da França.
A equipe da OMS, que deixará Gênova (Itália) nesta quarta-feira (22), vai visitar Réunion, assim como Madagáscar, Maurício e Seychelles, para checar as medidas de controle que estão sendo tomadas contra o vírus Chikungunya, disse a porta-voz Fadela Chaib.
Foi a primeira vez que as autoridades confirmaram as mortes relacionadas ao foco do vírus, que normalmente não constitui ameaça à vida mas pode causar dores no músculos e nas juntas, brotoejas e febre. Nenhuma vacina foi identificada.
Ocorreram cerca de 110 mil casos de Chikungunya em Réunion desde o começo do monitoramento, após um foco em março de 2005. Durante a primeira semana de fevereiro, ilhas vizinhas começaram a reportar casos, incluindo 1.255 nas ilhas Seychelles e 206 em Maurício, disse a OMS. (Estadão Online)