A OTCA – Organização do Tratado de Cooperação Amazônica levará 45 estudantes do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e, também, da Guiana Francesa, para conhecerem a mesma rota da expedição comandada pelo espanhol Francisco de Orellana ao longo do rio Amazonas, nos anos de 1541 e 1542. O projeto “Conhecendo a Amazônia – A OTCA e a Juventude – Caminhos de Orellana” inicia a viagem no próximo dia 24 de junho em Quito, no Equador, e encerra dia 27 de julho, em Brasília, Brasil.
Os expedicionários, acompanhados por 27 professores e profissionais das mais diversas áreas, percorrerão o trajeto feito pelo explorador espanhol, da capital equatoriana até Belém do Pará. Além do Equador e Brasil, passarão por Peru e Colômbia.
O objetivo da OTCA é proporcionar aos jovens uma experiência humana sobre a Amazônia, de forma que possam conhecê-la de perto, entender seus problemas e se envolver com o futuro da região, o que será de grande utilidade em futuras tarefas como líderes comunitários, homens e mulheres de negócios, governantes, técnicos, funcionários públicos, entre outros.
Diariamente, os expedicionários terão oficinas e palestras sobre temas como a história da região, sua ocupação, os problemas atuais da população rural e urbana, a especificidade dos povos indígenas e ribeirinhos, as questões ecológicas, culminando com discussões sobre as alternativas para a sustentabilidade do espaço amazônico.
Coordenador Executivo da expedição, o consultor em desenvolvimento sustentável e ecoturismo da OTCA, Aldenir Paraguassú, explica que os estudantes utilizarão programas de computação, nos quais poderão incluir suas impressões sobre a viagem. Os alunos também terão cadernos para fazer anotações e equipamentos para a produção de imagens, além de uma biblioteca com livros e vídeos sobre da Amazônia. “Esses serão os cenários que despertarão a curiosidade dos estudantes. E qualquer coisa que observarem, eles terão sempre um especialista para consultar e responder às questões que formularem”, diz.
Ao final da viagem, todo o material produzido por estudantes e professores será transformado em produtos como videoclipes, programas para televisão, CD-ROMs, livros, artigos e outros. “De acordo com a riqueza do material, veremos qual o universo de produtos que faremos, mas esses são alguns que visualizamos hoje”, enfatiza Paraguassú.
Como participar – Para que os alunos possam participar da seleção do projeto, as instituições educativas devem se inscrever no Ministério da Educação de cada país. Cada estabelecimento educativo deverá criar um conselho de professores para julgar os trabalhos que, obrigatoriamente, devem ser produzidos na sala de aula, sob supervisão dos professores. O tema principal das redações será a Amazônia.
Os trabalhos selecionados pelas instituições educativas serão enviados para o Ministério da Educação do respectivo país, que escolherá as cinco melhores redações e as enviará à OTCA, anexando os seguintes documentos: fotocópia da carteira de identidade, ficha médica completa, autorização dos pais ou representante legal com assinatura reconhecida em cartório, nome do estabelecimento educativo, do diretor e dos professores que participam do projeto, especificando a função de cada um. (MMA)