Pelo menos 400 golfinhos mortos foram encontrados na costa norte de Zanzibar, alarmando moradores, pescadores e operadores de turismo. Não está claro o que causou a morte dos animais, cujas carcaças se espalham por um trecho de 4 km em Nungwi, um popular destino turístico do arquipélago, disse Narriman Jidaw, biólogo marinho do Instituto de Ciência Marítima de Zanzibar.
Moradores, turistas e pescadores descobriram as carcaças e alertaram as autoridades. Mussa Aboud Jumbe, diretor de pesca de Zanzibar, fez um alerta pelo rádio contra o consumo da carne dos animais mortos, acrescentando que a causa das mortes ainda é desconhecida.
A mortandade é um golpe para a indústria turística de Zanzibar, que recebe milhares de visitantes que viajam para a ilha na costa da Tanzania para observar golfinhos ou nadar ao lado dos mamíferos marinhos, declara Abdulsamad Melhi, proprietário dos Bangalôs Sunset. O turismo com golfinhos substituiu a caça aos animais, que eram usados como isca para tubarão. (AP/ Estadão Online)