Doença rara é revelada em Santa Catarina

O primeiro caso da doença de “Creutzfeld-Jakob” foi registrado em Santa Catarina, conforme informações repassadas hoje pela Vigilância Epidemiológica do Estado.

A doença provocou a morte de um homem – que não teve o nome divulgado – com idade superior a 60 anos, do município de Jaraguá do Sul.

Ele apresentava falta de coordenação motora, dificuldades na fala e diminuição na capacidade de raciocínio. O homem foi tratado pelo médico-neurologista Vicente Caropreso que o encaminhou para um hospital em Curitiba (PR) devido ao avanço rápido da doença.

Segundo o médico, a doença é classificada como “um caso esporádico” e está em processo de investigação.

Estudos científicos informam que a doença “Creutzfeld-Jakob” tem desenvolvimento rápido e atinge o sistema nervoso. Ela é equivalente ao “mal da vaca louca”, cientificamente conhecida como “encefalopatia espongiforme bovina”.

A Vigilância Sanitária de Santa Catarina emitiu nota informando que aguarda resultado de exames clínicos que estão sendo realizados na capital paranaense antes de afirmar se a doença que matou o catarinense tem relação com o mal da vaca louca.

A “Creutzfeld-Jakob” é uma doença que se manifesta em um entre um milhão de casos e é causada por uma proteína.
(Fonte: Tina Braga / JB Online)