De 5 a 7 de julho será realizado, em Fortaleza (CE), o segundo encontro regional para debater as perspectivas de organização e construção da Rede Brasileira de Agendas 21 locais. O evento é promovido pelo MMA – Ministério do Meio Ambiente em parceria com o FBOMS – Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais, por meio do Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz. Esta Rede irá promover a integração e o intercâmbio de informações e experiências e o fortalecimento dos processos de elaboração e implementação de Agendas 21 Locais em todas as cinco regiões do país.
O primeiro encontro, de uma série de cinco, foi realizado em São Vicente (SP), de 28 a 30 de junho. Após os encontros regionais será realizado, em Brasília, de 16 a 18 de agosto, um encontro nacional, que além de analisar os resultados dos eventos regionais, irá eleger uma coordenação e aprovar a estrutura e funcionamento da Rede.
De acordo com Carlos Felipe Abirached, assessor técnico do MMA, “a idéia é que a rede possa sair com todos os elementos pensados e estruturados após o encontro de Brasília”. Segundo ele, grupos de trabalho estão sendo montados para que se definam pontos importantes como a comunicação, a estrutura, o funcionamento e a coordenação da rede. “Essas propostas estão sendo construídas por pessoas que representam os processos de agenda 21 em todo o país”. (Daniela Mendes/ MMA)