Programa A3P amplia parcerias com órgãos públicos

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente firmou parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para implementação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) na Diretoria Regional do Distrito Federal. O termo de adesão foi publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira (29). A Câmara Municipal de São Paulo também assinou acordo de adesão à A3P, cujo objetivo é promover a inserção da variável ambiental no cotidiano e na qualidade de vida do ambiente de trabalho.

Pelo acordo, a comissão gestora da A3P do MMA dará apoio técnico a essas instituições para o desenvolvimento de projetos destinados à implementação do programa, a exemplo do que vem ocorrendo com outros órgãos parceiros, como a prefeitura de São Paulo, a primeira instituição municipal a aderir formalmente ao programa em 2005. A adoção de padrões sustentáveis de consumo e de tecnologias limpas e a gestão adequada de resíduos são algumas das propostas da comissão gestora da A3P para auxiliar na redução de impactos ambientais causados durante a jornada de trabalho.

Para promover o debate sobre a formulação de políticas públicas de gestão ambiental para os órgãos governamentais e o monitoramento do desempenho ambiental dos mesmos, a comissão gestora da A3P está preparando a segunda edição do Fórum Governamental de Gestão Ambiental na Administração Pública. Previsto para acontecer em agosto deste ano, o encontro é uma deliberação do 1º Fórum realizado em 2005. O encontro reuniu cerca de 180 pessoas, entre servidores públicos dos diferentes poderes, representantes de organismos internacionais, estudantes, e demais interessados, para debater sobre as estratégias de institucionalização da gestão ambiental no governo.

No segundo fórum, o foco de discussão será as estratégias para a capacitação de servidores públicos, bem como a elaboração de indicadores de desempenho para os órgãos que já implementam ações ligada à A3P. (Gerusa Barbosa/ MMA)