Curso forma monitores ambientais em Unidades de Conservação

O Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa Nacional de Ecoturismo, promove a partir de agosto o Curso Básico para Monitores Ambientais Locais em Unidades de Conservação (Ucs) dos estados do Maranhão e do Piauí. A iniciativa tem como objetivo contribuir para formação de monitores ambientais locais para atuarem na condução de visitantes em UCs ou em sítios inseridos nas áreas do entorno dos parques nacionais. A idéia é capacitá-los para o conhecimento de várias áreas relacionadas ao turismo sustentável, além de habilitá-los nas ações de monitoramento dos impactos gerados pela visitação pública nas áreas de conservação.

Segundo Fernando Ferreira, gerente do Programa Nacional de Ecoturismo da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do MMA, a idéia é capacitar monitores de comunidades locais no interior de UCs, possibilitando a elas formação e qualificação profissional para condução de grupos de visitantes em áreas naturais. A iniciativa contribuirá para melhor inserção no mercado de trabalho dos integrantes de comunidades. “Essas pessoas detêm costumes e conhecimentos tradicionais relacionados ao ambiente natural”, esclarece Fernando Ferreira.

Está prevista a realização de oito cursos de monitores até novembro. A abertura do curso acontece em Carolina (MA) no dia 6 de agosto. No Maranhão, ocorrerão quatro cursos nas unidades dos Parques Nacionais Chapada das Meses, Lençóis Maranhenses, Área de Proteção Ambiental (APA) Reentrâncias (Estadual) e APA do Delta do Parnaíba. No estado do Piauí, também serão quatro cursos, serão nas seguinte unidades: Parques Nacionais Sete Cidades, Serra das Confusões, Serra da Capivara e APA do Delta do Parnaíba.

O curso, com carga de 200 horas aula, distribuídas entre aulas teóricas, práticas e estágio, será realizado em quatro módulos: Meio Ambiente e Cultura; Turismo e Sustentabilidade; O Trabalho do Monitor; e Primeiros Socorros e Segurança. Todos os temas vão considerar os aspectos ambientais, históricos e culturais das localidades ou regiões, nas quais serão realizadas as ações de capacitação aos monitores ambientais. O estágio, com quarenta horas, será realizado nas Unidades de Conservação, áreas do entorno ou sítios turísticos previstos para atuação profissional dos monitores ambientais. (Gerusa Barbosa/ MMA)