Pesquisadores costarriquenhos descobriram um pequeno dente fossilizado de um mamífero marinho que viveu há mais de cinco milhões de anos, o Desmostylus hesperus. Segundo um dos arqueólogos responsáveis pelo trabalho, o animal é o vertebrado terrestre mais antigo já descrito na Costa Rica.
A peça – que havia sido encontrada em janeiro de 2005 em uma pesquisa do Museu Nacional, no Pacífico Sul do país – acabou de ser identificada.
O espécime, parecido com um urso polar, tinha 1,8 metro de comprimento por 1,5 metro de altura, com extremidades curtas e passava maior parte do tempo na água.
A geóloga Ana Lucía Valerio e o paleontólogo César Laurito, que acharam o fóssil, disseram ao jornal “La Nación” que o animal pertence ao período do Mioceno.
O dente do Desmostylus hesperus surpreendeu os geólogos porque, pela primeira vez, restos deste animal foram encontrados em uma região tropical. Os poucos fósseis do mamífero achados até agora no mundo estavam no Japão, na Rússia, nos Estados Unidos e no México. (Folha Online)