Técnicos do IAP – Instituto Ambiental do Paraná identificaram no final da última semana dois desmates em Guaraqueçaba, no Litoral do Estado. Um consumiu 2,5 hectares e outro 0,5 hectare de mata atlântica, em área de preservação permanente – encosta de morro. Foram emitidas duas autuações, no valor de R$ 6 mil (para o desmate de 2,5 hectare) e R$ 2 mil (para o de 0,5 hectare).
De acordo com o chefe do escritório regional do IAP no Litoral, Reginato Bueno, os desmates ocorreram próximo à localidade de Tagaçaba e possivelmente foram realizados para limpar a área para o plantio de palmito pupunha. “O desmate foi caracterizado como descumprimento ao código florestal e a área foi embargada”, acrescentou Reginato.
Durante a fiscalização, também foi encontrada uma paca adulta, abatida, que estava sendo levada para Morretes. A paca tinha entre oito e dez quilos e foi encaminhada para um veterinário que irá fazer a identificação e avaliação sanitária do animal silvestre, que depois será incinerado. (Paraná Online)