Cerca de 40 policiais das superintendências da Polícia Federal de Pernambuco e de Brasília apreenderam 12.500 mil pés de maconha e 2.500 mudas em diversos municípios do sertão do Pajeú (PE). Quatro plantios da erva que já foram incirnerados estavam na reserva biológica Serra Negra, entre os municípios de Floresta e Inajá, no sertão de Pernambuco. A operação conjunta Terra Prometida 3, iniciada na terça-feira (29), já incinerou quatro plantios da erva. Coordenada pelo delegado Carlo Marcu Correia, a operação prossegue até sexta-feira (1º).
Segundo o agente Jairo Alencar, da delegacia da Polícia Federal em Salgueiro, a área é protegida pelo Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Ele disse que os plantadores conseguiram fugir antes da chegada dos policiais, que estão atuando com apoio de dois helicópteros e 15 carros.
O assessor de comunicação social da Polícia Federal na cidade de Salgueiro, Márcio Félix, destacou que as operações na região precisam ser constantes para evitar o crescimento da erva, que tem ciclo de 120 dias. “Se a Polícia Federal ficar um longo período sem realizar fiscalizações estará favorecendo os traficantes, que irão plantar, colher e distribuir o entorpecente”. (Marcia Wonghon/ Agência Brasil)