O Ibama lançou na terça-feira (12), a campanha “Selo Ruído – Respeite seus ouvidos”. A campanha, que vai até esta quinta-feira (14), visa divulgar o selo instituído pela resolução n°20/94 do Conama – Conselho Nacional de Meio Ambiente e conscientizar os lojistas, comércio e principalmente a sociedade sobre os efeitos prejudiciais causados pelo excesso de ruído proveniente dos eletrodomésticos.
O Selo Ruído faz parte do Programa Silêncio, que tem como objetivo combater a poluição sonora no país. Ele é resultado de uma parceria entre o Ibama e o Inmetro. Sua colocação é obrigatória em eletrodomésticos nacionais ou importados como liquidificadores, secadores de cabelo e aspiradores de pó.
O programa também serve para incentivar a fabricação e uso de equipamentos e dispositivos com menor intensidade de ruído quando utilizados. No selo são encontradas informações como o modelo do aparelho, nome do fabricante ou importador, nome do produto e a voltagem local que deve ser observada antes da ligação do mesmo na rede elétrica, e o mais importante o nível de ruído emitido pelo produto.
O Ibama, que coordena a campanha e a autorização do selo, lembra que a poluição sonora pode causar distúrbio do sono, surdez, estresse, dores de cabeça, falta de concentração, distúrbios digestivos, aumento da agressividade e ansiedade. (Crislene Queiroz/ Ibama)