Espécie ameaçada de extinção ganha novo abrigo

Técnicos do Núcleo de Fauna da Superintendência do Ibama no Amapá realizaram, na terça-feira (19), a transferência de uma pequena onça-pintada (Panthera onca) para um novo abrigo. Integrante da lista de espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção, na categoria de ameaça vulnerável, o animal estava sendo mantido em um recinto provisório, na RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural Revecon, desde que foi apreendido em abril deste ano em uma ação fiscalizatória do Batalhão Ambiental.

Na época, a filhote de três meses de idade estava bastante debilitada e maltratada por estar sendo transportada em uma caixa de madeira de pequenas dimensões. Durante esse tempo, recebeu tratamentos e cuidados especiais – médicos, alimentares, etc, – que possibilitaram sua reabilitação. Atualmente com nove meses, o animal permanecerá sob cuidados na reserva, abrigado no novo espaço construído em parceria pela RPPN Revecon e o Ibama, até que seja definido seu destino final, em criadouros conservacionistas ou zoológicos que possam receber a espécie. Os interessados em conhecer a pequena onça-pintada podem agendar uma visita monitorada até a RPPN Revecon, um importante espaço de Educação Ambiental e conservação de espécies da flora e da fauna silvestre, estrategicamente localizado na área urbana do município de Santana.

Atualmente, a reserva mantém cerca de sessenta animais silvestres em conservação ex-situ, entre onças, quatis, lontras, macacos e aves de espécies diversas, recebidos voluntariamente ou provenientes de ações de fiscalização dos órgãos ambientais, que não possuem mais condições de retornar a seu habitat natural. Empresas e pessoas físicas podem apoiar a iniciativa, através do programa Pela Adoção, ajude a bicharada: a biodiversidade agradece!, lançado em 2005 e que busca obter doações para custear as despesas de manutenção dos viveiros e alimentação dos espécimes. (Folha do Amapá/ Amazônia.org)