O Comissário de Meio Ambiente da UE – União Européia, Stavros Dimas, atacou, como inaceitáveis, propostas do Parlamento para diluir uma série de medidas propostas para combater a poluição do ar. “A poluição do ar está encurtando a vida de cada cidadão da UE por uma média de oito meses, e precisamos enfrentá-la com vigor”, disse Dimas. Ele afirmou que a poluição causada por minúsculas partículas suspensas no ar contribuem para a morte de cerca de 350.000 europeus ao ano.
As propostas do comissário, que ainda terão de passar por um longo processo de aprovação, custariam, a governos e empresas, US$ 8,6 bilhões ao ano para serem implementadas. O ponto central é a imposição de limites para a entrada de poluentes no ambiente, do gás que sai do escapamentos dos carros aos pesticidas.
Nesta terça-feira (26), o Parlamento Europeu sugeriu o relaxamento de algumas das restrições previstas. Dimas queixou-se de que as emendas propostas darão à indústria um prazo além de 2010 para se ajustar aos limites de emissão de partículas suspensas no ar. (AP/ Estadão Online)