Índia adiará missão à Lua devido a eclipse

A Índia adiará em alguns meses sua primeira missão à Lua, mas a sonda partirá em 2008, afirmou Jitendranath Goswami, o cientista que dirige o projeto.

Em entrevista à agência indiana PTI, Goswami, que tem sua base no Laboratório para a Pesquisa Física de Ahmedabad, no Estado de Gujarat, disse que a missão, não tripulada, será adiada porque em fevereiro de 2008 ocorrerá um eclipse.

“A missão partirá após o eclipse, mas não há dúvidas de que ocorrerá no início de 2008”, assegurou.

Este projeto tem como objetivo analisar as propriedades físicas e químicas da Lua, e a história de suas crateras. Além disso, a missão, que se chama Chandrayaan-1, tentará fazer um mapa geológico da superfície do satélite.

Segundo Goswami, “será a primeira missão para tentar detectar a emissão de raios de energia gama de baixa intensidade de uma superfície planetária”.

Goswami lembrou que a Organização de Pesquisa Espacial da Índia está aberta à colaboração com países estrangeiros e que a nave transportará instrumentos da Nasa e da agência aeroespacial da Bulgária.

A Índia programou a missão Chandrayaan-2 para entre 2011 e 2012. Para Goswami, um dos objetivos do programa é “desenvolver tecnologias antes de enviar um homem à Lua”. (Efe/ Estadão Online)