Ministério lança portal de videografia da Amazônia

Um novo portal irá auxiliar estudos sobre ordenamento territorial, população e biodiversidade na Amazônia. A iniciativa é da Rede Geoma, ou Rede Temática de Pesquisa em Modelagem da Amazônia, do Ministério da Ciência e Tecnologia. O portal oferece dados de videografia aérea obtidos em quase 40 horas de gravação. As imagens foram feitas durante uma missão aérea realizada entre 28 de maio e 12 de junho deste ano. O sobrevôo abrangeu parte dos Estados do Pará, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Acre e Amazonas.

As imagens coletadas durante o sobrevôo tiveram como principal objetivo a identificação de alvos da superfície terrestre da região amazônica. Os dados adquiridos deverão apoiar atividades de mapeamento, análise e identificação de feições e fenômenos de interesse nos estudos sobre a dinâmica de uso e cobertura da terra, ordenamento territorial, dinâmica populacional, assentamentos humanos e biodiversidade, entre outros.

A missão foi coordenada por representantes de três Institutos que fazem parte da Rede Geoma: Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, MPEG – Museu Paraense Emílio Goeldi e Inpa – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Todo o trabalho foi patrocinado pelo MCT e pela Finep.

As informações e imagens pertencem à Rede Geoma e podem ser usadas para estudos, análises científicas e políticas públicas, desde que mencionada a fonte. Os dados podem ser acessados e descarregados a partir de uma página da web, sendo necessário apenas que o usuário preencha um cadastro. (Estadão Online)