Cientistas esperam testar um dardo anticoncepcional, em 2007, para conter a explosão populacional dos coalas, que já destruiu milhares de árvores numa ilha australiana, informam pesquisadores. Livre de predadores, a vida dos marsupiais, que parecem ursinhos de pelúcia, ficou fácil demais para o próprio bem dos membros da espécie – ao menos na Ilha Canguru, ao largo do Estado de South Austrália.
O tipo mais saboroso de eucalipto da ilha está ameaçado pelo apetite de um número estimado de 28.000 coalas que seguem devorando o próprio hábitat até a extinção, numa taxa de meio quilo de folhas ao dia durante as horas em que ficam acordados.
A pesquisadora Cathy Herbert, da Universidade de New South Wales, declarou que os testes de campo de um anticoncepcional, implantado nas costas das coalas fêmeas, mostraram-se 100% bem-sucedidos. Mas, se a implantação do dispositivo em coalas é fácil, convencê-los a descer das árvores onde passam a maior parte do dia, dormindo – a até 30 metros de altitude – pode ser bem trabalhoso.
“Estamos desenvolvendo um sistema de dardos que podem ser disparados na coxa dos animais, uma vez a cada dois anos, para que não tenhamos de subir nas árvores”, disse ela. “O sistema de implantação à distância deve estar pronto no ano que vem”.
(Fonte: AP / Estadao.com.br)