Fumaça continua a se espalhar pela Malásia

Uma fumaça sufocante se espalha para mais áreas da Malásia, com apenas cinco das 51 estações de monitoramento da qualidade do ar do país informando ar limpo. Autoridades começam a distribuir máscaras para a população do Estado mais atingido, Sarawak. Quinze das estações de monitoramento informaram qualidade de ar “nociva à saúde” nesta quinta-feira (05), disse um representante do Departamento de Meio Ambiente, que pediu para não ser identificado.

Na quarta-feira (04), o índice “nocivo à saúde” era registrado em 11 estações. Oito das estações com as piores leituras estão no Estado de Sarawak, na Ilha de Bornéu. Visibilidade em partes de Sarawak chegava a menos de 1km, informa a mídia local.

A leitura de qualidade do ar em Malaca, um importante destino turístico, chegou a “nocivo” nesta quinta-feira, unindo-se aos centros urbanos de Seremban e Nilai.

Todas essas áreas ficam perto da maior cidade do país, Kuala Lumpur, bem como da capital administrativa do país, Putrajaya.

A fumaça é uma ocorrência anual, desencadeada pelas queimadas na Indonésia e na Malásia. O fogo é iniciado por fazendeiros que buscam eliminar a mata de suas terras, geralmente na ilha de Sumatra e na província indonésia de Kalimantan, que ocupa parte da ilha de Bornéu. (AP/ Estadão Online)