Na pauta serão abordados temas sobre espécies ameaçadas que determinem à formação de colônias protegidas em cativeiro; incentivo à pesquisa voltada para conservação do grupo; a situação dos Cetas da Amazônia Legal e uma apresentação sobre a SISBIO, por Onildo Marini Filho, Coordenador Geral de Fauna do Ibama. Constam, ainda, vários painéis específicos sobre os primatas do Maranhão e do Pará; os projetos Ululata e Kaapori, desenvolvidos pelo CPB; e, os mamíferos da REBIO Gurupi.
Será apresentada pela Diretoria de Ecossistemas do Ibama e Superintendência do órgão no Maranhão uma análise da situação atual e proposições para efetivação da Reserva Biológica de Gurupi. Segundo Marcelo Marcelino, chefe do Centro de Primatas Brasileiros – CPB -, a agenda do Comitê prevê, ainda no primeiro dia, importante oficina para seleção das espécies que serão alvo para elaboração dos planos de ação e as estratégias do ano que vem.
Formação do Comitê
O Comitê é coordenado e formado por representantes das diretorias e Centros especializados do Ibama, além das Universidades da Amazônia, Pará, Sergipe, Maranhão e Rondônia; PUC/RS, MPEG, INPA, FEEMA, FIOCRUZ, SEDEMA, SZB, Zoológico de Belo Horizonte, Zoológico da Filadélfia/EUA, Zoológico de Jersey/Reino Unido, Conservation Internacional- CI/ EUA, Wildlife Conservation Society -WCS, Universidade de Auckland/Nova Zelândia e convidados.
(Fonte: Ascom/Centro de Primatas Brasileiros – CPB)