O presidente do Ibama, Marcus Barros, cancelou o lançamento do Sisbio – Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade, que ocorreria nesta terça-feira (17).
Antes de anunciar o novo sistema, Barros decidiu realizar nova reunião com representantes da comunidade científica para debater melhor dois temas: 1) Licença permanente intransferível; 2) Identificação, em publicações científicas, do número da autorizações para coleta de material biológico.
Os pesquisadores não estavam satisfeitos com o conteúdo desses dois pontos, incluídos na regulamentação do Sisbio pelo Conselho Gestor do Ibama.
Com a nova rodada de entendimentos, o Ibama espera sanar a polêmica. A reunião será agendada com os representantes do Comitê de Assessoramento Técnico do Sisbio, que participaram da construção do sistema.
O Comitê é composto por órgãos do governo federal, SBPC, Sociedade Botânica do Brasil, Sociedade Brasileira de Zoologia, Sociedade Brasileira de Microbiologia, Sociedade Brasileira de Genética e Associação Memória Naturalis. (Ibama)