Esses e outros dados são o resultado de um levantamento feito pela Revista Biodiesel – Editora Letra Boreal ao longo de 2006 e que integram o “Guia de Referência do Biodiesel” e o “Mapa do Biodiesel no Brasil”, que serão lançados oficialmente pela empresa em novembro.
“Pela primeira vez o mercado brasileiro vai ter condições de visualizar o atual estado de desenvolvimento do setor de biodiesel no Brasil”, afirma Rogério Menani, editor do Guia e do Mapa. “A partir de agora há um caminho para se saber onde estão as usinas, as características destas unidades, a localização das matérias-primas e os principais endereços da cadeia produtiva deste biocombustível”, complementa.
Ainda segundo o estudo, o Brasil tem hoje cerca de 67 projetos de construção de plantas industriais de biodiesel. São 10 em funcionamento, devidamente autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, 12 usinas experimentais e 43 em fase de montagem e instalação. No Guia do Biodiesel, são listadas informações 51 usinas, com endereços, telefones, localização e principais executivos.
As informações são o resultado de mais de oito meses de trabalho da equipe comandada pelo editor Rogério Menani. “Agora podemos dizer que esse novo nicho de mercado está apresentado de forma consistente, sendo a principal base para negócios no setor, seja ele de vendas, de compras e até de consultoria e investimentos”, explica Menani.
A Revista Biodiesel, outra publicação da editora, é a primeira e única revista da América Latina especializada em biodiesel. “Seguindo essa tendência e com o know-how da empresa na área, o Mapa e o Guia do Biodiesel vêm contribuir para a função de interligar e desenvolver o setor com suas informações”, complementa Menani.
O Mapa é apresentado em formato de pôster, com 64 x 45 cm, e o Guia vem em forma de Livro, acompanhado de um CD ROM que facilita o acesso aos dados. Os produtos estão disponíveis no site www.revistabiodiesel.com.br e podem também ser acessados diretamente na editora, pelo tel.: (16) 3242-1766.
(Fonte: Assessoria de Imprensa)