Seminário sobre plantas medicinais, aromáticas e condimentares em Petrolina/PE

Será realizado no dia 1° de novembro o I Seminário sobre Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares de Petrolina (PE). O objetivo do Seminário é apresentar a cadeia produtiva das plantas medicinais, aromáticas e condimentares, ressaltando a importância da aplicação de técnicas de cultivo adequadas para obtenção de produtos de qualidade, que atendam as demandas dos segmentos de fármacos e condimentos, criando mais uma opção de cultivo e renda para os produtores da região.

O evento será realizado pela Embrapa Semi-Árido de Petrolina (PE) em parceria com a Embrapa Transferência de Tecnologia através do Escritório de Negócios de Campinas (SP), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vinculada ao Mapa – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

O Seminário faz parte da estratégia de transferência de tecnologia do projeto de Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares, coordenado por Ana Paula Artimonte Vaz, pesquisadora que atua no Escritório de Negócios de Campinas, (SP).

Este já é o 4° evento do projeto, dos quais 2 foram realizados em Canoinhas (SC), focando o cultivo, colheita, pós colheita e aspectos da comercialização, a pedido dos próprios produtores locais. Outro evento foi realizado em Corumbá (MS).

O mercado de plantas medicinais encontra-se em expansão com taxa de crescimento entre 5% a 10% ao ano e deve atingir em 2010 US$ 47 bilhões em todo o mundo. No Brasil, o valor movimentado pelo setor deve alcançar US$ 1,5 bilhão no mesmo período, segundo dados do Ministério da Agricultura. Hoje o mercado nacional ainda é abastecido basicamente com plantas importadas ou obtidas através de colheita extrativista.

A qualificação de técnicos e a implantação de Unidades de Demonstração (UD’s) de produção e processamento são condições necessárias à preparação de agentes da extensão para atuarem como multiplicadores no treinamento de agricultores e familiares interessados no agronegócio de ervas medicinais, aromáticas e condimentares.

A transferência da tecnologia adequada de produção e manipulação de ervas medicinais, condimentares e aromáticas e a disponibilidade de material genético selecionado são o caminho correto para viabilizar social e economicamente os pequenos agricultores e seus familiares.

A Embrapa Semi-Árido conta com um matrizeiro com algumas plantas que, ao final de 2007, poderão compor alternativas de cultivo, tanto para os perímetros irrigados como para áreas de sequeiro. (Embrapa Transferência de Tecnologia)