O Parque Nacional da Serra dos Órgãos sediará, entre 29/11 e 1/12, o I Encontro de Parques de Montanha, com a participação de dez Parques Nacionais e seis estaduais que protegem ambientes montanhosos.
O Encontro tem o objetivo de discutir estratégias para promover e controlar o uso público e garantir a conservação das montanhas brasileiras e contará com a participação de gestores do Ibama e dos órgãos estaduais de conservação, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente, de montanhistas, empresários, pesquisadores e ONGs que atuam na área de conservação.
Os esportes radicais praticados em montanhas, como escalada, rapel e trekking serão o tema do primeiro dia, que terá a participação da CBME – Confederação Brasileira de Montanhismo e da ABETA – Associação das Empresas de Turismo de Aventura. A proposta é discutir a padronização de regras de uso e segurança destas atividades.
No evento será discutida também a necessidade de implementação no Brasil do Programa de Biodiversidade em Montanhas da Convenção da Diversidade Biológica e estratégias para financiar estudos e garantir a conservação destes ambientes. Desta oficina participarão organizações como a CAPES/MCT, CI, FUNBIO, TNC e diversos pesquisadores de universidades brasileiras.
O evento é parte das comemorações de 67 anos do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o terceiro parque criado no Brasil, em 30 de novembro de 1939. O aniversário será marcado também pela inauguração do Centro de referência em Biodiversidade da Serra dos Órgãos, que é voltado para a pesquisa e educação e conta com biblioteca, herbário, laboratório, sala de aula e laboratório de geoprocessamento. Será inaugurada, ainda, a Estação Meteorológica Automática, uma parceria do Parnaso/Ibama com o Instituto Nacional de meteorologia.
O I Encontro de Parques de Montanha é uma promoção do Parnaso/Ibama com apoio do MMA e da FEMERJ – Federação de Esportes de Montanha do Rio de Janeiro. (Claudia Sarres/ Ibama)