Fósseis de um saurópode – um dinossauro quadrúpede e herbívoro – descomunal, encontrados em Teruel, Espanha, revelam que a Europa foi o lar de dinossauros gigantes no final do período Jurássico – há cerca de 150 milhões de anos. Os dinossauros gigantes foram encontrados anteriormente principalmente no hemisfério ocidental e na África. Esse dinossauro pode ter sido o animal terrestre mais pesado da Europa.
As descobertas estão publicadas na edição desta sexta-feira (22) do periódico Science. Pesquisadores da Fundación Conjunto Paleontológico de Teruel-Dinópolis encontraram dezenas de fósseis de ossos de saurópodes em Barrihonda-El Humero, vila Riodeva, Teruel, Espanha.
O novo saurópode, o Turiasaurus riodevensis, teve seu nome inspirado na área de Teruel (Turia) e na vila em que foi encontrado.
Estima-se que o turiasaurus pesasse entre 40 e 48 toneladas (o peso de seis ou sete elefantes adultos machos) e é comparável aos maiores dinossauros conhecidos do mundo, incluindo o Argentinosaurus e o Brachiosaurus. Com seu comprimento estimado entre 30 e 37 metros, o saurópode teria o mesmo comprimento de uma quadra de basquete. “O úmero – o osso longo da pata dianteira que vai do ombro até o cotovelo – era do tamanho de uma pessoa adulta”, disse Brooks Hanson, vice-editor da Science. A garra do primeiro dedo de seus pés, ou patas, tem o tamanho de uma bola de futebol americano.
Além do úmero, os pesquisadores também encontraram fragmentos do crânio, da escápula, fêmur, tíbia e fíbula, bem como dentes, vértebras, costelas e falanges.
As características do novo dinossauro permitem que os autores agrupem vários fósseis de Portugal, França, Reino Unido e outras áreas da Espanha em um novo clado, ou ramo, dos dinossauros, que têm estruturas ósseas e membros mais primitivos do que outros saurópodes gigantes encontrados em outros continentes, em rochas do período Jurássico Superior até o Cretáceo Inferior. “Esse dinossauro também é mais primitivo, evolucionariamente, do que outros saurópodes gigantes encontrados”, disse Hanson.
Os fósseis do saurópode gigante foram encontrados em depósitos terrestres em uma seção de 280 metros quadrados da Formação Villar del Arzobispo, que também renderam elementos isolados de outros saurópodes, dentes de terópodes, restos da parte posterior de crânios de estegossauros, assim como peixes e tartarugas. (Estadão Online)