Na China, o comércio de animais marinhos ameaçados de extinção faz aumentar o risco de desaparecimento dessas espécies no mundo. No distrito de Longgang, em Shenzhen, uma loja vende partes de animais dissecados, como tartarugas e tubarões. Em Guanzhou, um mercado público oferece espécies raras de peixes.
A tartaruga verde está em grave perigo de extinção. Mesmo com a proibição de comércio internacional, sua venda na China não é considerada ilegal. O tubarão é outra espécie ameaçada porque a sopa feita com esse animal é muito popular no país asiático, o que se traduz na pesca de mais de 100 milhões de tubarões por ano no mundo todo.
Em um mercado público de Guangzhou, o peixe napoleão, importado da Índia, é um produto comum. Como a espécie demora muito tempo para alcançar sua fase adulta, o napoleão tem sido pescado ainda jovem, o que prejudica sua reprodução e coloca em risco sua existência.
Trutas coral também são encontradas no mercado de Guangzhou. O aumento na pesca dessa espécie, importada das Filipinas, o coloca na lista de animais ameaçados de extinção. As trutas são muito consumidas pelas crianças nas festas de aniversário e no Dia das Mães. (Efe/ Terra)