Uma menina de 6 anos de idade morreu seis dias atrás, na Indonésia, devido à gripe aviária, disse uma autoridade do Ministério da Saúde do país, na quinta-feira (25). A morte da menina eleva para 63 o número de pessoas mortas pela doença no território indonésio.
O país asiático, que registra a maior cifra de vítimas fatais da gripe aviária no mundo, tenta intensificar os esforços para eliminar a doença. Neste ano, voltou a crescer o número de contaminações ali, depois de um período de relativa calma.
“Houve um outro caso fatal envolvendo o vírus H5N1 (da gripe aviária). Desta vez, tratou-se de uma menina de 6 anos de idade, da região central de Java. Segundo as informações disponíveis, os vizinhos dela tinham galinhas mortas”, disse Ahmad Priyatna, do centro do ministério para informações sobre a gripe aviária.
Segundo Priyatna, a vítima morreu em um hospital de Yogyakarta, na sexta-feira da última semana (19).
Neste ano, na Indonésia, seis pessoas perderam a vida devido à doença. Em muitas das províncias do país, o vírus H5N1, perigosos para seres humanos, é endêmico entre as aves de criação. (Reuters/ Estadão Online)