A gripe aviária afetou a província japonesa de Miyazaki pela terceira vez este mês, no quarto caso do ano no Japão, informou a agência de notícias Kyodo.
As autoridades sanitárias japonesas detectaram um novo foco da doença após analisar 13 das 23 aves que morreram em uma fazenda no povoado de Shintomi (sudoeste). Ainda não se confirmou se o vírus corresponde à variante mais patogênica, a H5N1.
Apesar dos trabalhos realizados nas últimas semanas em Miyazaki para eliminar todos os animais que foram infectados pelo vírus em duas fazendas de Kiyotake e Hyuga, levando à morte de mais de 60 mil frangos, a gripe aviária continua presente na região.
Há alguns dias, a doença cruzou a fronteira natural da ilha de Kyushu, onde se encontra Miyazaki, e afetou 49 frangos na província de Okayama, na ilha de Honshu, a maior do Japão, embora as autoridades sanitárias não confirmem que se trate do mesmo tipo de vírus.
O Instituto Nacional de Saúde Animal, no entanto, anunciou que o caso detectado em Okayama é altamente virulento, como também eram os focos anteriores em Miyazaki, ambos da cepa H5N1.
Neste ano, foram descobertos focos de gripe aviária em fazendas de Coréia do Sul, China, Japão, Indonésia, Tailândia, Vietnã e Indonésia, país que, com 62 mortes, lidera a lista mundial de vítimas humanas mortas pela doença. (Efe/ Estadão Online)