Uma sonda orbitando Marte descobriu enormes quantidades de água na forma de gelo no pólo sul do planeta, informou a agência de notícias Reuters nesta quinta-feira (15).
Os cientistas usaram um radar acoplado à sonda Mars Express, da Agência Espacial Européia (ESA), para medir a densidade e o volume de gelo depositado no pólo sul marciano.
Esses depósitos, com mais de 3,7 quilômetros de espessura, estão sob uma cobertura branca de dióxido de carbono (CO2) congelado e água, e parecem ser compostos por pelo menos 90% de água em estado sólido.
Os cientistas já sabiam da existência de água congelada nos pólos marcianos, mas esta medição foi a primeira a dar uma noção do quanto da substância existe no planeta.
Os cientistas estão ávidos por descobrir a história da água em Marte porque essa substância é fundamental para saber se o planeta alguma vez abrigou vida.
Canais presentes na superfície marciana são fortes evidências de que o planeta já teve água em forma líquida – substância fundamental para a vida. (Estadão Online)