Cientistas descobrem ´criptonita´ em mina na Sérvia

Um elemento com as mesmas propriedades da criptonita, conhecida das histórias de ficção do Super-Homem, foi identificado em uma mina na Sérvia, segundo informa nesta terça-feira, 24, a BBC Brasil.

Pesquisadores do grupo de mineração Rio Tinto descobriram o minério incomum e pediram a ajuda de Chris Stanley, do Museu de História Natural de Londres, quando não conseguiam identificá-lo ao comparar com os materiais conhecidos.

A criptonita de verdade é branca e inofensiva, disse Stanley. “Receio que não seja verde e nem brilhe, embora reaja com luz ultravioleta com uma fluorescência laranja rosado.”

De acordo com o filme e as histórias em quadrinho do herói, a criptonita absorve os seus superpoderes quando ele é exposto aos grandes cristais verdes do mineral.

Ficção

Assim que conseguiu descobrir sua composição, o especialista de Londres ficou chocado ao descobrir que a sua fórmula já constava na literatura – embora a de ficção.

“Na etapa final da minha pesquisa, eu procurei na internet usando a fórmula química do minério e fiquei surpreso ao descobrir o mesmo nome científico, escrito em uma caixa com uma pedra contendo criptonita roubada pelo (vilão) Lex Luthor de um museu em Superman – O Retorno.”

No rótulo está escrito hidróxido de silicato de sódio lítio boro com flúor. “O novo minério não contém flúor (ao contrário do filme) e é branco ao invés de verde mas, em outros aspectos, a química é semelhante à da rocha que contém kriptonita.”

Além disso, ele contém boro e lítio e dois elementos valiosos com muitas aplicações. “Vidros de borosilicato são usados para envolver lixo radioativo processado, e o lítio é usado em baterias e na indústria farmacêutica.”

Propriedades

Para identificar a estrutura atômica do minério, foram usadas as sofisticadas instalações de análise do Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá e a assistência dos pesquisadores Pamela Whitfield e Yvon Le Page. “Ao conhecer a estrutura do cristal, os cientistas podem calcular outras propriedades físicas do material, tais como sua elasticidade e propriedades térmicas”, explicou Le Page.

O minério é relativamente duro mas tem uma granulação muito fina. Cada cristal individual tem menos de cinco micras de diâmetro (1 micra equivale à milésima parte do milímetro).

“Poder analisar todas as propriedades de um mineral, tanto químicas quanto físicas, abre a porta para confirmar que ele é realmente único.”

Descobrir que a composição química de um material foi uma cópia exata de uma fórmula inventada para a criptonita, que é inventada, “foi uma coincidência de uma vez na vida”, concluiu.

O minério não pode ser chamado de criptonita pelas regras internacionais de nomenclatura porque não tem nada a ver com crípton ou criptônio – um elemento de verdade da Tabela Periódica que tem a forma de gás.

Assim, ele receberá formalmente o nome de jadarita, quando for qualificado no European Journal of Mineralogy ainda neste ano.

Jadar é o nome do local onde fica a mina sérvia onde o mineral foi encontrado. Stanley disse que se os depósitos existirem em quantidade suficiente, o mineral pode ter algum valor comercial.
(Fonte: Estadao.com.br)