Condições adversas do tempo fizeram com que a AEB – Agência Espacial Brasileira adiasse novamente o lançamento do foguete brasileiro VSB-30. Ventos fortes têm causado adiamento no projeto desde sábado (14) mas, segundo a assessoria da AEB, a situação meteorológica piorou, deixando para esta quarta-feira (18) a nova tentativa.
a segunda-feira (16) à tarde a coordenação da operação chegou a se reunir para estudar possibilidades de alterar os parâmetros de trajetória do foguete e tentar superar as condições de vento em altitude. Mas, segundo a AEB, as condições desta terça-feira anularam a estratégia.
O VSB-30 deveria ter sido lançado no sábado (14) mas não saiu do solo por causa de fortes ventos, incomuns nessa época do ano. O adiamento foi decidido pouco mais de uma hora antes do horário marcado para a operação, no Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão (CLA).
Segundo o coordenador geral da operação, o sucesso da operação estava ameaçado porque os ventos podem alterar a rota do foguete.
A Operação Cumã 2 destina-se à realização de experimentos científicos selecionados pelo Programa Microgravidade, da AEB. Um desses estudos poderá ajudar no tratamento de enxaqueca, epilepsia e amnésia.
Este será o quarto vôo do VSB-30, que já foi lançado do CLA, em 2004, e do Campo de Esrange, na Suécia, em 2005 e 2006. (Folha Online)