Finep lança edital para financiar pesquisas em áreas estratégicas

As empresas públicas e privadas que tenham projetos inovadores em áreas estratégicas para o país, como na de biocombustíveis, de equipamentos de acesso à TV digital e na fabricação de medicamentos de combate a doenças como hanseníase e tuberculose, poderão dispor de recursos para o desenvolvimentos dos seus projetos.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, lançou uma nova linha de financiamento no valor de R$ 450 milhões. O dinheiro será destinado às instituições interessadas e é não-reembolsável, ou seja, as empresas que se qualificarem não terão que devolver os recursos.

O diretor de Inovação da Finep, Eduardo Costa, disse que o objetivo do novo serviço é estimular a realização de pesquisas nas próprias empresas, ampliando o espaço para a atuação de pesquisadores.

– O que acontece no Brasil é que o mercado de trabalho dos pesquisadores até agora foi praticamente nas universidades e institutos de pesquisas, e nós temos que partir para a tendência dos países mais desenvolvidos, em que boa parte das pesquisas é realizada na própria empresa – explicou Costa.

O projeto de financiamento propõe que a própria empresa contrate pesquisadores graduados e façam acordos com universidades. A Finep já disponibilizou em seu site (www.finep.gov.br), desde o dia 7 de setembro, o formulário eletrônico para a apresentação das propostas. A lista com os projetos contemplados será divulgada no dia 15 de novembro. As propostas preliminares com um resumo simplificado da pesquisa, segundo informou Costa, devem ser entregues até o dia 24 deste mês.
(Fonte: JB Online)