Brasil e China fornecerão imagens de satélite para África

Brasil e China fornecerão gratuitamente a todo o continente africano imagens obtidas pelo programa de satélites CBERS, pelo qual lançaram três satélites conjuntamente, o último em setembro.

A iniciativa ajudará a aumentar a capacidade dos governos e organizações africanas para monitorar desastres naturais, desmatamento, seca e desertificação, além de ameaças à produção agrícola e à segurança alimentar, informou o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O projeto também “dará impulso à cooperação internacional com vistas a permitir o pleno compartilhamento de dados de observação da Terra”, relatou o ministério em um comunicado nesta quarta-feira.

A distribuição de imagens para as nações africanas será possível mediante a utilização de estações de recepção localizadas na África do Sul, Quênia, e em localidades da Espanha e da Itália.

O sistema de distribuição para as nações africanas estará em pleno funcionamento no início de 2008.

Brasil e China lançaram em setembro um terceiro satélite desenvolvido conjuntamente, destinado a tirar fotografias de alta definição da superfície terrestre.

Além de fornecer imagens de alta qualidade gratuitamente, o Brasil informou que também está comprometido a proporcionar processamento de software de imagens e outras ferramentas de interpretação, assim como treinamento a usuários africanos que se interessarem.

Ambos os países desenvolvem desde 1988 seu programa conjunto CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), pelo qual lançaram dois satélites, em 1999 e em 2003. O programa permite a produção de dados e imagens dos vastos territórios dos países a um custo reduzido. (Estadão Online)