“A tecnologia será útil para produzir porcos menores com genes modificados, cujos órgãos poderiam causar pouca resistência ao serem transplantados para pessoas”, disse Seong.
Em vez de empregar o método tradicional com células somáticas, os cientistas disseram ter utilizado células-tronco extraídas da medula óssea dos porcos para obter embriões clonados, melhorando a possibilidade de êxito.
Eles trabalham com porcos menores que os normais, que pesam entre 60 kg e 80 kg ao chegar à idade adulta. Isto ocorre para que os órgãos dos animais sejam de um tamanho similar ao dos humanos.
Os cientistas divulgaram que é a primeira vez em que porcos são clonados usando células-tronco.
“Este é um método altamente eficiente para produzir porcos menores”, disse Seong Hwan-Hoo, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência Animal.
Os embriões clonados a partir de células somáticas possuem apenas de 1% a 5% de chances de sobreviver, segundo os pesquisadores. Eles afirmam que, com a prática realizada a partir das células-tronco, as chances aumentam em 20%.
Quatro porcos clonados a partir de células tronco nasceram no dia 3. Dois deles morreram, enquanto os outros dois restantes estão em bom estado. (Folha Online)