Macacos mantidos em cativeiro são entregues voluntariamente ao Ibama em Barreiras/BA

A Gerência Executiva do Ibama em Barreiras (BA), recebeu dois macacos da espécie Alouatta caraya (Bugio) sendo um macho e uma fêmea e outro da espécie Cebus ibidinosus (Prego), que eram mantidos em cativeiro. O receio da população em ser contaminada pela febre amarela, tem levado pessoas que mantém animais de forma irregular a entregá-los ao Ibama voluntariamente.

Toda a Gerência está empenhada em passar informações, esclarecendo a população sobre os aspectos da contaminação do vírus e o real papel do macaco no meio ambiente, evitando a captura e matança desses animais.

Localizada na região Oeste da Bahia, fronteira com os estados de Goiás e Tocantins, o município de Barreiras está em área de alerta para a febre amarela. Diariamente centenas de turistas vindos do Distrito Federal, Goiás e Tocantins, atravessam o município em direção às praias baianas, além da Chapada Diamantina. Isso levou o Governo Estadual a intensificar a vacinação nesta região, bem como, o esclarecimento junto à população dos riscos de contaminação pelo vírus causador da febre amarela. (Ibama)