Morcegos imitam técnicas aerodinâmicas de insetos, diz estudo

Os morcegos recorrem às mesmas técnicas aerodinâmicas dos insetos para se manterem no ar durante vôos lentos ou estacionários, afirma um estudo publicado nesta sexta-feira (29) na revista “Science”.

Segundo afirmam os cientistas, quando os mamíferos agitam suas asas totalmente abertas, inclinando-as para baixo, produzem um deslocamento de ar idêntico a um pequeno redemoinho, que gera um empuxo ascendente.

Os insetos produzem estes redemoinhos permanentemente com suas asas quando voam, mas os pesquisadores se perguntavam se o mesmo mecanismo poderia ser utilizado por animais de maior peso, como os morcegos.

Pesquisadores norte-americanos e suecos estudaram três morcegos Glossophaga, que medem cinco centímetros e voam da Argentina ao México.

O estudo mediu o fluxo de ar em torno das asas destes animais em vôo, por meio de imagens digitais. Os pesquisadores concluíram que o redemoinho formado sob o bordo de ataque das asas produz 40% da força ascendente, permitindo que os morcegos se mantenham no ar.

Estes morcegos, que têm uma capacidade de vôo dez vezes superior aos demais, se alimentam de néctar e pólen durante a estação seca e de insetos e frutas durante a estação chuvosa. (Folha Online)