A SMA ressaltou que a poluição veicular é a principal responsável pela emissão de substâncias tóxicas na capital paulista, com reflexos que vão desde o aumento de doenças cardiorrespiratórias até efeitos no aquecimento global. Segundo a secretaria, estima-se ainda que os níveis atuais de poluição da cidade de São Paulo são responsáveis pela redução de 1,5 ano na expectativa de vida.
Durante a ação, serão distribuídos panfletos em pedágios e cruzamentos movimentados de São Paulo para explicar a importância da carona solidária. Também serão colocadas faixas e cartazes em estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Agentes da SMA ainda aplicarão a chamada “multa legal” – forma de interagir com os motoristas que estiverem sozinhos em seu veículo. Eles vão receber multa fictícia com informações educativas sobre a importância da carona.
O Mutirão da Carona integra o projeto ambiental estratégico Mutirões Ambientais, da SMA. Mais informações sobre a ação e formas de interação podem ser obtidas no site do projeto. (Fonte: Estadão Online)