O Discovery se desacoplou na quarta-feira (11) da ISS, após uma missão que levou ao complexo orbital o laboratório japonês Kibo.
Durante a missão de 14 dias, que incluiu três caminhadas espaciais, os astronautas Mike Fossum e Ron Garan instalaram a segunda parte do laboratório científico japonês Kibo, que se uniu ao laboratório Columbus, da ESA (Agência Espacial Européia), e ao Destiny, dos Estados Unidos.
Ontem, dois incidentes intrigaram a tripulação do ônibus espacial e os técnicos da Nasa (agência espacial norte-americana). Eles detectaram um objeto retangular de 30 cm a 45 cm flutuando fora do ônibus espacial, próximo da parte de trás da asa direita. A equipe também detectou uma espécie de “calombo” na parte esquerda do leme da Discovery.
Após análise de imagens, os técnicos indicaram que o objeto retangular era um dos três grampos em forma de mola que protegem a parte de trás do leme durante o lançamento da nave. “Simplesmente não é um problema para o pouso”, afirmou o astronauta Terry Virts, do controle da missão em Terra.
Antes, engenheiros especulavam que o objeto podia ter origem no compartimento de carga da nave, ou pedaços de gelo.
Em um primeiro momento, especulou-se que a protuberância no leme do ônibus espacial seria uma parte da isolação térmica, mas análises posteriores indicaram que, na verdade, aquilo não se tratava de um calombo.
O controle da missão afirma que se tratava, provavelmente, de uma ilusão de ótica, em razão do ângulo utilizado durante a análise. “Não há nenhuma preocupação. O Discovery está em ótima forma”, afirmou o comandante da nave, Mark Kelly.
Em janeiro de 2003, a nave Columbia explodiu e se desintegrou, com sete tripulantes a bordo, quando retornava à Terra ao término de uma missão de 16 dias.
A investigação da catástrofe determinou que pedaços da espuma isolante que se soltaram do tanque exterior de combustível durante o lançamento atingiram a cobertura térmica da nave. O fato causou rachaduras, por onde vazaram gases ígneos, que acabaram por causar a explosão.
(Fonte: Folha Online)