Os dinossauros estudados eram ancestrais próximos das aves atuais e seus fósseis foram encontrados sobre uma quantidade incomum de ovos, afirma David Varricchio, paleontólogo da Universidade de Montana, principal autor do estudo publicado na revista “Science”.
É possível que os machos tenham fecundado várias fêmeas ao mesmo tempo e que elas tenham depositado os ovos em um mesmo grande ninho. O pesquisador sugere que, quando as fêmeas partiam, os machos incubavam e protegiam os ovos.
“Os cientistas discutem há tempos o sistema que prevaleceu em torno do cuidado dos ovos – se eram os machos sozinhos, ou machos e fêmeas juntos”, afirmou Varricchio. “Esses novos trabalhos indicam que o sistema com os machos incubando e protegendo sozinhos os ovos e sua prole é o primeiro entre os dinossauros mais próximos dos ancestrais das aves.”
Os cientistas analisaram o tamanho dos ninhos e as estruturas internas dos ossos fossilizados dos dinossauros Troodon, Oviraptor e Citipati.
Estudos anteriores – realizados, em grande parte, pela Universidade de Montana – haviam mostrado que os dinossauros compartilham várias características de seus sistemas reprodutivos com as aves atuais, como os ovos assimétricos e suas cascas quase idênticas. (Fonte: Folha Online)