O curso, que terá início no dia 30 de março, é dividido em três módulos, com carga horária total de 196 horas. Mais do que recuperar computadores, os alunos aprendem sobre os riscos que o resíduo eletroeletrônico pode representar se não tiver uma gestão ambientalmente correta. No último módulo, o conteúdo envolve a elaboração de um plano de negócios com o encaminhamento dos alunos para o mercado de trabalho. Ao final das aulas, em julho, os quatro melhores alunos receberão uma bolsa de estágio.
Durante o curso, ministrado pela equipe do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), serão utilizados, como matéria-prima, computadores obsoletos de órgãos do Governo de Minas. Prontas para novo uso, as máquinas recondicionadas serão doadas para projetos de inclusão social.
Para as aulas, os alunos receberão vale-transporte, material didático e alimentação. O processo seletivo ocorrerá no dia 24 de março, com provas de português, matemática e informática. As inscrições devem ser feitas no site www.cmrr.mg.gov.br. Outras informações podem ser obtidas no telefone (31) 3465.1222 ou pelo e-mail curso3rspcs@cmrr.mg.gov.br. O curso é uma realização da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) em parceria com o CMRR e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). (Fonte: Ascom CMRR)