Olivas e Stott retornaram ao compartimento de descompressão às 1h19 de Brasília desta quarta-feira após uma jornada de trabalho de mais de seis horas, na qual tiraram um tanque de amoníaco da viga central da ISS.
O tanque, que será substituído em outra caminhada espacial, faz parte do sistema de esfriamento do complexo Alfa – que orbita a 385 km da superfície terrestre.
O único problema para a primeira incursão da missão ocorreu quando se interromperam as comunicações durante mais de meia hora entre os astronautas e o controle da missão no Centro Johnson de Voos Espaciais da Nasa, em Houston (EUA).
“Não há nenhum problema vinculado à missão”, disse o comentarista da Nasa, que recebe o sinal desde o espaço por meio de uma antena em White Sands (Novo México).
Os astronautas também recolheram materiais processados durante experimentos científicos para o laboratório Columbus da Agência Espacial Europeia (ESA).
A segunda caminhada espacial será realizada por Olivas e pelo astronauta sueco Christer Fuglesang, outro integrante da missão, na próxima quinta-feira. (Fonte: Folha Online)