Apesar de ter ultrapassado a meta de 80% de imunizações contra a nova gripe A (H1N1), o estado de São Paulo espera receber 1,7 milhão de pessoas entre 30 e 39 anos até quarta-feira (2). Para essa faixa etária, o índice de vacinação até quinta-feira da semana passada estava em 54%.
São José do Rio Preto, no interior do estado, é a região com o maior índice de cobertura para essa população: 72%. Na capital, com uma população bem maior, o desempenho é mais modesto: 43%.
De acordo com a diretora-geral de imunizações do estado de São Paulo, Helena Sato, o estado promove ações específicas para essa faixa etária. “Temos ações como a vacinação em shoppings, por exemplo”, diz.
Ela explica que um dos motivos do menor desempenho entre as pessoas com mais de 30 anos é que, para eles, a campanha ainda está entrando na terceira semana.
Além das pessoas entre 30 e 39 anos, as grávidas (com 71% de imunizações) e as crianças entre 2 e 4 anos são agora a prioridade no estado. No geral, 16,4 milhões de pessoas já foram vacinadas. O número corresponde a 85% da população.
De acordo com a diretora-geral de imunizações, os postos de saúde estão preparados para receber as pessoas até quarta. “Cerca de 70% das grávidas no estado de São Paulo têm entre 30 e 39 anos”, afirma a diretora. Isso explica o fato de o índice também não ter sido atingido. (Fonte: Emilio Sant’Anna/ G1)