O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no norte de Goiás, já teve 40% de sua vegetação destruída por um incêndio que começou no último sábado (18). A área equivale a 26 mil hectares. O fogo ainda não foi controlado.
A estiagem e os fortes ventos na região prejudicam os trabalhos. Além de alastrar o fogo, o vento prejudica o uso de aviões-tanques.
Cerca de 80 homens atuam no local, entre bombeiros e brigadistas do Ibama e do Instituto Chico Mendes.
Se o fogo se alastrar pelo entorno do parque, o plano é ter auxílio de donos e funcionários das fazendas próximas, segundo o Corpo de Bombeiros.
O parque está fechado para visitação desde sexta, depois que outro incêndio destruiu áreas de uso público. Esse foco foi extinto, segundo Paulo Carneiro, coordenador de proteção ambiental do Instituto Chico Mendes, órgão responsável pelo local.
A abertura à visitação só deverá recomeçar após controle do fogo e análise das áreas afetadas, conforme o diretor do parque, Leonard Schumm. De acordo com ele, não foi verificada a morte dos animais da reserva.
Uma onda de queimadas atinge o país neste ano. Como na chapada dos Veadeiros e no Parque Nacional das Emas, também em Goiás, as áreas de cerrado foram as mais prejudicadas.
Incêndios atingem os parques nacionais de Brasília (DF), do Araguaia (TO), Grande Sertão Veredas (MG) e do Cachimbo (PA), entre outras áreas. (Fonte: Felipe Luchete/ Folha.com)