Após convocar macacos, Índia escala 100 mil policiais para garantir segurança em Jogos

A índia convocou cerca de 100 mil policiais para garantir a segurança dos Jogos da Comunidade Britânica, que começam a partir do próximo domingo (3) em Nova Déli, na Índia.

A força de segurança se junta aos macacos da espécie langur que já estavam sendo usados para espantar outra raça de macacos, menores e selvagens, que poderiam incomodar os milhares de atletas que disputarão os Jogos.

Em razão da precariedade de algumas instalações, vários atletas deixaram de ir à Índia para as disputas. A violência na cidade também estaria assustando algumas delegações.

“Não há motivo de pânico. Temos medidas de segurança elaboradas e estamos prontos para atender qualquer tipo de eventualidade”, afirmou Rajan Bhagat, porta-voz da polícia de Nova Delhi, nesta quarta-feira.

Os Jogos também têm sido criticados por denúncias de corrupção, atraso nos prazos de entrega dos locais de competição, péssimas condições na vila dos atletas entre outros pontos.

Nesta semana também foi lembrado o ataque terrorista de novembro de 2008, em Mumbai, que matou 166 pessoas, além do atentado de fevereiro em uma lanchonete na cidade de Pune, que matou outras 16.

Eventos esportivos também já foram alvo do terrorismo no país. Uma bomba explodiu em uma partida de críquete deixando 14 feridos.

Para reduzir os receios, foram criadas barreiras de proteção de soldados com fuzis em toda Nova Déli. Policiais a cavalo patrulham as ruas, enquanto outros vigiam a vila dos atletas.

O plano de segurança inclui 100 mil policiais – muitos vindos de fora da cidade -, centenas de cães farejadores, mais de uma dúzia de esquadrões antibomba, com câmeras instaladas ao redor dos locais de competição e atiradores de elite posicionados em locais chaves. A força aérea também foi acionada.

O mais curioso do plano, porém, é que o governo também convocou macacos langurs para manter as “gangues” de outras espécies selvagens longe de atletas e espectadores. (Fonte: Folha.com)