A Polícia do Meio Ambiente e militares da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas), encontraram um gavião carcará atordoado no chão, no bairro Nova Floresta, região nordeste da capital mineira. A ave de grande porte pesa aproximadamente 700gr, mede 80cm de envergadura e foi entregue aos cuidados do médico veterinário Dr. Fernando Pinto Pinheiro, que atende na clínica veterinária do Eldorado.
A suspeita é que o carcará pode ter ingerido veneno de rato, ou sofrido um choque em cerca elétrica, ou mesmo ter sido atacada por um predador. O veterinário, voluntário da Polícia do Meio Ambiente, recebeu o animou e o tratou com antibióticos e vitamina k.
A expectativa é de entregar a ave, até a quarta-feira, para a Polícia do Meio Ambiente, que irá encaminhá-la ao Ibama.
Mico estrela – Um mico estrela atropelado em frente à Fazenda do Rosário, em Ibirité, região metropolitana da capital, também foi encaminhado aos cuidados da clínica veterinária do Eldorado.
O animal foi recolhido por militares da ROTAM com vários dentes quebrados. O Dr. Fernando extraiu os dentes, estancou a hemorragia, iniciou tratamento com antibióticos e pretende devolve-lo ao militares até a próxima terça-feira, 12, para reintegrá-lo à sua colônia, onde foi encontrado.
O médico veterinário informou ainda, que a ninhada de gambás órfãos encontrados na última sexta-feira, passa bem e deve ser entregue ao Ibama na próxima quarta-feira, 13. (Fonte: O Tempo Online/MG)