O Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
(IA-RBMA) realizam, de segunda a sexta-feira (18 a 22/10), no Horto Florestal, em São Paulo (SP), o Curso de Cadeias de Valor de Produtos da Sociobiodiversidade da Mata Atlântica. O curso vai capacitar 25 profissionais, selecionados por trabalharem com produtos da sociobiodiversidade, para desenvolver ações de apoio à sustentabilidade econômica, social e ambiental das cadeias produtivas.
O objetivo do curso é promover o Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB). O foco será a piaçava, o pinhão, o erva-mate e a juçara, produtos típicos da Mata Atlântica.
Com palestras e exercícios, os participantes vão conhecer o PNPSB e estratégias de fomento da cadeia de valor dos produtos como forma de desenvolvimento sustentável de agricultores familiares e povos tradicionais. A cadeia de valor desenha a atividade desde o início da produção até chegar ao cliente, interpretando tendências de mercado e vantagens competitivas.
O grupo fará o mapeamento e análise das cadeias dos quatro produtos da Mata Atlântica, além de desenhar estratégias de melhoria de cada uma. O curso encerra na sexta-feira com apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o curso.
O curso é promovido pelos departamentos de Extrativismo e de Conservação da Biodiversidade, do MMA, e IA-RBMA, com apoio do Projeto Proteção da Mata Atlântica II da Agência de Cooperação Técnica Alemã – GTZ. (Fonte: Carlos Américo/ MMA)