Macaco eletrocutado em Blumenau deve escapar de amputação

A fêmea de bugio que levou um choque elétrico no dia 19, em Blumenau (SC), tem chances cada vez maiores de manter a mão esquerda, que já correu risco de ser amputada. O veterinário Júlio César de Souza Júnior, do Projeto Bugio, decidiu cancelar a cirurgia e continuar observando a recuperação do animal.

Para o veterinário, “o braço está evoluindo cada vez mais, o sangue está circulando na região que apresenta necrose e a probabilidade de amputação tem diminuído a cada dia”, comemora. “Ela está bem ativa, está até difícil mexer com ela, pois está bem mais forte”, disse Souza.

O futuro da fêmea, porém, vai depender da avaliação de vários fatores. Se a recuperação física for completa, o Ibama ainda impõe uma série de condições para a destinação da macaca. O criadouro científico do Projeto Bugio na Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) está lotado, então alguns criadouros serão contatados para saber se há vagas ou recursos para monitorar a possível readaptação dela à natureza, em uma área pré-aprovada pelo Ibama.

Júlio César considera que “o ideal seria a gente (do Projeto Bugio) ter uma área de soltura onde pudéssemos monitorar os animais, mas não temos a área nem os recursos ainda”. “A gente foi rastrear um grupo que foi reintegrado à unidade de conservação daqui e suspeita que essa fêmea tenha nascido na floresta, de pais reinseridos à natureza, e agora está em cativeiro por causa da ação do homem”, conta. (Fonte: G1)